sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

365 dias com poesia, 22 de janeiro de 2016 -- O QUE EU DISSE À CRACA

O QUE EU DISSE À CRACA -- Lêdo Ivo

Eu disse à craca da Ponte Rio-Niterói:
O tempo é um molusco que se incrusta
na obra dos homens
e com a tua faina imperceptível explicas eu ter esquecido um nome
após tê-lo soletrado dia e noite no delta de um púbis.
Eu disse à craca, durante a travessia: Eu te saúdo e reverencio,
                                                  Porque és o desgaste e a corrosão
a irmã caçula da morte
o ponto obscuro que resume o sonho extinto.
Ao que jamais soube nem me é ensinado
pelo vento marinho que dilacera o dia,
acrescento a insídia das cracas que danificam
os pilares das pontes sobre as águas e os costados dos navios.
O tempo é um molusco – eu disse à craca da Ponte Rio-Niterói –
e vieste para reduzir o esplendor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário