domingo, 27 de junho de 2010

ERUDIÇÃO OU CULTURA?

Alguns entendidos consideram erudição um conhecimento estático e cultura um conhecimento dinâmico. Explico: erudição seria o conhecimento de uma pessoa teórica que explanaria sobre determinado assunto com conhecimento não emocional (imagino). O culto seria uma pessoa com capacida dinâmica de provar o que diz.

Mal comparando, Pelé discorrendo sobre futebol seria, hoje em dia, erudito, e Messi, culto. Como a medida de erudição é estática, por isso mais previsível, por exemplo, para ser Papa é necessário saber pelos menos 5 idiomas, a cultura poderia ser testada sobre quais critérios?

Aí, não tem jeito, a bola está quicando na grande área, para ser poeta o que é necessário? Erudição ou cultura?

Um poeta que se utilize de palavras menos conhecidas ou até estrangeiras seria mais erudito ou culto do que um que consiga passar sua mensagem com um vocabulário menos sofisticado?
O que é sofisticação? Se comunicar ou mostrar erudição?

Como não sou erudito e sempre fui curioso sobre como as coisas acontecem, dos dois sobraria a única que é dinâmica -- cultura, dando ao pobre poeta a esperança de melhorar com o tempo.

Ah! Outra defesa boa, penso, é a de que com o tempo o erudito pode esquecer o que aprendeu, já o culto tem o tempo como aliado! (Não sei se consegui vender meu peixe...).

De qualquer modo, obrigado pela paciência.

P.S. Erudição seria conhecimento e cultura seria criatividade?

Abraços, Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário