domingo, 1 de abril de 2012

Cézanne (por e para o Senhor Stock)

Crítica do Senhor Stock sobre os quadros recusados do pintor pelo Salon de 1870: "Coubert, Manet, Monet e vocês todos que, para pintar, utilizam a espátula, a escova, a vassoura e outros utensílios, estão ultrapassados! Eu tenho a honra de vos apresentar o vosso mestre, o Senhor Cézanne. Cézanne? Quem? O quê? Que é isto??? Cézanne é de Aix-en-Provence. Trata-se de um pintor realista e, sobretudo...de um pintor que convence. Ouçam só o que ele me disse com uma pronúncia muito carregada do Sul:" Sim, meu caro Senhor Stock, eu pinto o que vejo e o que sinto. As minhas sensações são muito fortes. Os outros, Coubert, Manet, Monet, etc...sentem e vêem como eu, mas não têm coragem. Eles pintam quadros para o Salon, eu não, eu sou atrevido. Tenho a coragem das minhas convicções e o último a rir é quem ri melhor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário