quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ORELHAS -- Intensaidade

"Palavras que transbordam sensações. Emoções escancaradas sem pudor. Amor, medo, desejo, devaneios. Assim, é composta a poesia com a qual Marco Plácido nos brinda em Intensaidade, seu quarto livro, publicado pela RG Editores. Com maestria, o autor mistura todos esses ingredientes num misterioso liquidificador e o resultado final é um saboroso banquete de sentimentos e idéias.

A poesia tem inúmeras definições. Uma das mais adequadas foi cunhada pelo poeta espanhol Federico Garcia Lorca, ao afirmar que" todas as coisas têm seu mistério e a poesia é o mistério que todas as coisas têm". Marco plácido segue essa linha ao assoprar sua poesia para o mundo. E declara, em Poética: "Escarro palavras sem pudor".

Com belas palavras e diagramação bem cuidada que destaca a composição dos textos, Intensaidade é um livro para ser devorado lentamente, lido e relido, vivido com a mesma emoção com que o autor o criou. Não é apenas poesia a obra de Marco Plácido, mas sim uma composição de elementos artísticos que podem ser visualizados em versos como "Ao pintar/Um quadro de palavras/me ressinto/Da falta de combinação/Das tintas" (Imortais).

Marco Plácido é carioca, graduado em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Direito Tributário. No entanto, ele cria e recria baseado em uma única lei: o sentimento. Sua poesia é recheada de amor. Amor pelas pessoas, amor pelas palavras, amor pelo amor. Não à toa, ele dispara em Regador: "Quero regar o mundo de poesia".

Em Intensaidade, nota-se essa busca frenética pelo amor, mesmo aquele já encontrado. Em Ilusão, Marco Plácido escancara sua eterna procura pelo sentimento ao proclamar:"Minha ilusão/Quero vivê-la a dois". Ao lançar sua poesia sobre as cabeças do público, o autor acaba dividindo seus anseios. O resultado é que a cada nova página devorada aumenta a torcida do leitor para que o autor enfim encontre o tão sonhado amor.".

Lara Fidélis
Jornalista e escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário