sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Hygia Therezinha Calmon Ferreira, prefácio do liovro "Compêndio para uso dos pássaros" de Manoel de Barros

MANOEL DE BARROS, O POETA DAS ÁGUAS

Em Compêndio para uso dos pássaros, Manoel de Barros não deixa dúvidas quanto a viver em permanente estado de poesia. Creio mesmo que, nos treze poemas que compõem o livro, encontra-se um programa de vida, onde o fazer literário é a chave para o voo sem limites.

Tudo começa num sussurro de versos com a Água-mãe.

Fruto formado, o menino desce ao fundo e retorna, ininterruptamente, carregando, no coração, imagens iluminadas de sol.

Nasce o dia do poeta.

Manoel acorda com o pássaro estelar e começa a escrever seu amor pela palavra, em agradecimento pelo carinho fartamente retribuído.

E se lhe falta matéria, como o Grivo de Guimarães Rosa sai em busca do "quem" de tudo, trnasformado, se necessário, em cigarra, pedra, bicho ou luar, porque pleno de poesia.

O crescimento é interior; e o musgo que cobre o corpo da natureza e de Manoel, unindo compêndio e sinfonia, será a seiva que lhes dará força para cumprir a longa trajetória.

Já se viu que Manoel de Barros é um Iniciado e, talvez por isso, defina a poesia como "os silêncios sem poro". E aqui a mesma voz o reaproxima do Rosa, pela boca de Massacongo, para quem certas coisas são "assuntos dos silêncios". Para ambos, de forma intensa e única, cada qual com sua beleza e vigor.

Em síntese, todos nós ouviremos nossos pássaros e, com os de Manoel de Barros, exerceremos o ato de criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário