sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mensalão


Conversando com um amigo mais experiente ouvi sobre o julgamento do mensalão: O MENSALÃO EXISTIU E A PROVA FOI A DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DO PARAGUAI, LUGO!
Explicando: dois são os órgãos de controle do Poder Executivo, no nosso País, os tribunais de contas e as casas Legislativas. Em cada esfera política sempre há os dois. Se municipal, o tribunal de contas municipal e a câmara dos vereadores. Se estadual, o tribunal de contas estadual e a assembléia legislativa e se federal, o tribunal de contas federal e a câmara federal. O ministério público, que poderia fiscalizar também, acaba enredado em disputas políticas e por verbas para suas necessidades estruturais (?), o que prejudica sua atuação.

Sendo assim, como os tribunais de contas são altamente comprometidos politicamente, haja vista terem seus conselheiros nomeados, quase sempre, entre ex-membros, não reeleitos, das casas legislativas, só sobra o poder legislativo para fiscalizar os atos do poder executivo.

A maneira mais fácil, mas totalmete ILEGAL de fugir do controle por parte do Legislativo foi encontrada pelo gênio político Lula, isto é, ao invés de fazer barganha política entre os membros da oposição política, comprar o voto dos oponentes.

O presidente Lugo desconhecendo tal procedimento foi destituído do cargo em uma semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário