sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

OFICINA POÉTICA “RASCUNHOS POÉTICOS” (7)

11 – O que é arte?

Fernando Pessoa, sobre arte:

" A arte é um esquivar-se a agir, ou a viver. A arte é a expressão intelectual da emoção, distinta da vida, que é a expressão volitiva da emoção. O que não temos, ou não ousamos, ou não conseguimos, podemos possuí-lo em sonho, e é com esse sonho que fazemos arte. Outras vezes a emoção é a tal ponto forte, que, embora reduzida à acção, a acção, a que se reduziu, não a satisfaz; com a emoção que sobra, que ficou inexpressa na vida, se forma a obra de arte. Assim, há dois tipos de artista: o que exprime o que não tem e o que exprime o que sobrou do que teve.".

Ranier Maria Rilke, sobre arte:

Pois arte é infância. Arte significa não saber que o mundo já é, e fazer um. Não destruir nada que se encontra, mas simplesmente não achar nada pronto. Nada mais que possibilidades. Nada mais que desejos. E, de repente, ser realização, ser verão, ter sol. Sem que se fale disso, involuntariamente. Nunca ter terminado. Nunca ter o sétimo dia. Nunca ver que tudo é bom. Insatisfação é juventude.

12 -- Precisamos de poemas?

TOUCINHO

...ninguém é melhor ou pior porque escreve ou deixa de escrever essa não é a questão a intenção vale mais do que dois pássaros voando conseguir passá-la é escrever com asas é se comunicar alguns tentam outros conseguem todos estão na coragem de fazer tudo o que já foi dito pode e deve ser repetido todos temos o direito de errar com nossas próprias mãos não interessa em que quantidade ou língua como o açougueiro não me preocupo com partes me preocupo com o todo do porco não vejo toucinho se esfregando na lama na cama na grama não sou mais do que um aprendiz sempre quero aprender ensinar o quê para quem? Alguém precisa parar para pensar em como as coisas chegaram até aqui alguém precisa investir em algo que não seja tempo é dinheiro, está quente hoje, acho que vai chover amanhã alguém precisa estar inteiro nas diferenças alguém precisa de um tema? De um poema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário