sábado, 25 de dezembro de 2010

Música e Poesia (diferença)

A diferença fundamental que vejo entre poesia e música, ou melhor, entre um poema e uma letra, na verdade são duas: uma formal e uma material.

Formalmente, acho que na música a melodia quase sempre limita a dimensão do poema transformando-o em letra de música. E é natural que isso aconteça pelo jeito que as músicas se configuram com estrutura de letra mais refrão. Essa dinâmica torna a música mais fácil e por isso provoca repetição de partes do poema, o que limita seu significado.

No conteúdo, vejo que a temática de um poema é muito mais abrangente, fala com mais peso sobre qualquer assunto, fome, mesmo que seja existencial, amor, ódio, pobreza, etc., enquanto a letra de música ou o poema adaptado a uma melodia geralmente fala de assuntos relativos ao amor.

Outra característica que se evidencia na prática é que a melodia suaviza certas passagens do poema que seriam mais brutas com a simples leitura. Na realidade, apesar de estarmos acostumados com grandes letristas/poetas é a melodia que na música comanda o show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário