quarta-feira, 19 de março de 2014

Alex Ross, sobre a imortalidade

"Eu não encontrarei reconhecimento algum como compositor durante o meu tempo de vida", (Gustav Mahler) disse a um crítico em 1906. "Enquanto eu for o "Mahler" circulando entre vocês, um "homem entre os homens", devo me contentar com uma recepção "demasiado humana" como criador. Apenas quando eu tiver chacoalhado este pó mundano a justiça será feita. Eu sou aquilo que Nietzsche chama de um "extemporâneo". O verdadeiro "homem do momento" é Richard Strauss. É por isso que ele já desfruta da imortalidade aqui na Terra." Numa carta a Alma (mulher do compositor austríaco), Mahler falou de sua relação com Strauss em termos tomados da profecia de são João Batista sobre a vinda de Jesus Cristo: "Aproxima-se o tempo em que os homens verão o trigo separado do joio -- e o meu tempo chegará no momento em que o dele (Strauss) acabar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário