domingo, 10 de fevereiro de 2013

Roberto Pontual falando sobre Carlos Scliar

(...) Eu o chamaria mesmo de pintor do mundo mergulhado no tempo e no silêncio. Do mundo em pouso, ardentemente repousado, se entreguando ao olhar, sabendo-se foco de uma visão e de uma mais que exigente vontade. Tudo o que Scliar busca trazer para a pele e o coração de sua pintura é a vibração interior de cada um dos habitantes habitados do mundo. Vibração nascida do simples fato de alguém o estar verdadeiramente percebendo, saído enfim de dentro de si próprio  - esforço e recompensa muito raros na vida de qualquer um de nós. A luz e a luminosidade, por exemplo, ao lado da colagem com velhos manuscritos e pápeis antigos de parede, fundando atmosferas interrogativas dos passos do tempo, compõem partículas das leis atuantes nos seus quadros. São essas leis que terminam por fazer de cada fruta, de cada bule, de cada lampião, de cada barco, de cada vela, de cada taça, de cada casa uma pura vibração cromática. Prazer da cor avivada e ensurdecida no espanto de tranquila metafísica (Morandi vem imanar-se a Matisse), com os seus contrastes de claro e escuro, suas transparências, seus desdobramentos como espelhos prismáticos, suas superposições entre a ambivalência e a fluidificação. No fluxo do tempo, o silêncio é dínamo, com suas formas, cores e gestos próprios.

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