quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pensamentos e Muitos Movimentos (facebook) -- Jardim de Orações





Muitos não constroem um jardim
por quererem ouvir elogios
construí um jardim
grande como o que tenho aqui dentro
e pequeno como a palavra poema

pedra a pedra
hera a hera
palavra a palavra
fui regando-o com lágrimas
das perdas
que tive pelo caminho
na sombra de arranha-céus
o pouco sol que podia atrapalhar
não impediu meu trabalho
ao contrário
fui ajudado
estimulado
pois estava cercado
de flores:
acácias, rosas e angélicas, que a(bertas) sorriam para mim
das poucas árvores
pereiras, todas foram salvadoras,
impedindo que a crueldade do sol
me atingisse
sim, porque a poesia precisa de sombra
do tamanho do sentimento cativado
pelo passado
plácidos rios
caudalosos
respingaram nesse jardim herdado
de homens pequenos e destemidos
comandante alfredo, meu avô
me ensinou que a vida passa rápido
e que precisamos aproveitá-la até o último suspiro
ele um velho-menino rico de saúde
com pouco dinheiro criou com a vó Diva
uma família de
livros e vivências que não poderia acumular
nesse poucos quarenta e oito anos
meus tios
soltaram o freio e fizeram tudo o que quiseram e me ensinaram também que é preciso sanidade
saber esperar o tempo de duração da transformação
de lagarta a borboletra, como disse numa canção
saber que a rosa tem cheiro e é desse cheiro que trata cada poema
da dificuldade singular de querer ser plural
quase que obrigando a todos a saberem que meus poemas existem
afinal de contas
deram trabalho para existir
foi preciso grande determinação e destemor
para começar a gritar
que eu sou
uma flor e não uma pedra
que quero querer o bem
que escolhi um caminho sem volta
que é esculpir cada letra como se fosse um filho
e desses filhos conseguir o milagre de com outra flor
criar uma família de orações de vida!

À Angélica, Vinícius, Victor, Thiago, meus pais, irmãos e amigos, todos que estão comigo e sempre estarão.

Obrigado pelo carinho e espero retornar com mais poemas. Ora, pois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário