domingo, 14 de novembro de 2010

ARTE POÉTICA (2)

Continuando o tema. Por exemplo, hoje já consigo identificar o processo do que ocorreu comigo. Instado por circunstâncias adversas a escrever o que sentia, escrevi. Daí fiz meus primeiros poemas e quando me dei conta tinha material para os meus três primeiros livros, tirando um ou outro poema quase todos os poemas foram colocados na ordem cronológica, ou seja, os primeiros no primeiro livro -- Dentro de Mim, os sucessivos, no Oculto e os últimos, dessa primeira leva intuitiva, ficaram no Próprio Amor.

A partir desse momento, continuei escrevendo muito mas já começava a ter uma consciência, mínima que fosse, de que alguma ordem no trabalho me ajudaria. Disso, veio uma sistematização de colocar nome nos manuscritos e o nome passou a me dar a possibilidade de separar os poemas de acordo com o conceito dos futuros livros.

Essa forma de sistematização me ajudou a fazer meus novos três livros: Declamador de Sonhos, Intensaidade e Pensamentos em Movimento, cujos conceitos são, respectivamente, poemas mais românticos, menos românticos e opinativos.

Continuando a tentar amadurecer no processo de feitura dos poemas, devo ter feito uns vinte manuscritos, até que fechei a questão com os manuscritos dos meus livros a serem lançados em 2015, quando irei fazer cinquenta anos.

Meu Vagabundo Olhar, Soul Poesia, Imaginar-te, No Tempo do Vento, E =mc2 e Pelas Janelas Amarelas já serão livros totalmente adaptados ao meu jeito de fazer poesia, que é fazer soltando os bichos sem pensar e, depois de deixá-los maturando, escolher os de melhor safra para a exposição aos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário