domingo, 5 de fevereiro de 2012

EVA, A COBRA OU ADÃO, Capítulo 6 do Ensaio poético SILÊNCIO OLHAR AZUL

Somos corpos ou ossos? Somos fósseis ou remorsos? Somos blue ou azul? Somos norte ou sul? Somos o mundo! E todo dia é nosso, quando esquecemos que não podemos, que não devemos praticar o nobre esporte bretão de rolar a bola...

Somos Eva, a cobra ou Adão? Somos o mundo todo o tempo todo tudo somos e por isso ainda estamos aqui.

Para nós o mundo começa no instante do nascimento. Sem entrar na discussão religiosa, de que a vida começa com o feto, depois que nascemos começa a encrenca. E quando vai parar? Não sabemos e por isso cremos, amamos, casamos, brigamos, viajamos...

Tudo no mundo pode ser nosso enquanto tivermos a crença nessa verdade. A consciência que vem com a idade não impede, mas dá uma maior noção da nossa pequeneza, portanto acabamos tendo de escolher se iremos seguir, parar ou nos esconder sendo Adão, Eva ou a cobra.

E então, nobre leitor, quem você escolherá ser?

Adão é o macho padrão. Aquele que casa, é pai e não quer papo com as diferenças apresentadas pela vida.

Eva é a mulher padrão que casa, é mãe e não quer saber de nada que esteja fora do seu vocabulário doméstico.

A cobra serão aqueles que escolherão pecar. Só que, nesse caso, pecar é só escolher mudar... E aí, como iremos nos comportar?

Seres humanos...e como tais duvidamos... animais humanóides é o que somos, todos temem...se recolhem no medo...temos o outro como inimigo, naquele que poderá nos despossuir. Deveríamos grunhir, cuspir em nossos segredos? Por isso os artistas são loucos -- poucos, gênios, quebram padrões de comportamento e por isso seus defeitos, mais do que seu trabalho, são destacados -- gordos, bichas, drogados -- falhos, como todos nós que ao redor estamos procurando onde estamos, para onde vamos com esse saco de preconceitos que nos inibe a aprender com o erro alheio!

Espremidos pelo tempo seguimos rodando em argumentos, normalmente torpes, enganos de amadores (quem leu o manual de viver?). Os mais afoitos interrompem coitos para tentar convencer os outros, como se todos fôssemos tolos...O ouro é só para quem quer tentar descobrir a direção dos nãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário