sábado, 16 de novembro de 2013

Pensamentos e Muitos Movimentos (facebook) -- ODE AOS MESTRES-POETAS



ODE AOS MESTRES-POETAS

Mestres
Saibam que se pudesse
Dominaria o tempo
para me fazer de pedra
em vosso caminho
Me faria passarinho
Para com Quintanna
poder voar
E apreciar poemas
sujos ou não
me faria de touro
para encarar de frente
com vontade animal
o mestre
de Mello e Neto
do meu avô
meu professor
como foram tantos outros
Bandeiras
Levantadas
À todos aqueles
Que escreveram
Se investigando
e nos ajudando
a melhor entender a vida
Único tempo
em que teremos
para chorar de amor
Molhando o cobertor
de nossa
Por vezes
indigna vida
Quando esquecemos
de ajudar o próximo
Que de tão próximo
Ao chorar
molha
Nosso jardim
Quando poderia
apenas com um pisão
com ele acabar
Mestres
Não abro mão
de reverenciá-los
Pois um bebê
não nasce da solidão
Deve ser gerado
Por ter sido pretendido
Como pretendo
Alcançar seus pés
Como me vejo
Voando
Entre letras e pincéis
Sabedor de ter que pagar imposto
Aos que iniciaram
Com louvor
Esse suposto
Seguidor
Mestres
Me sinto devedor
De suas sábias
Lições
Se alguma aprendi
Foi não temer nada que está por vir
Foi não dever me curvar ao já estabelecido
Mesmo que querido e profundo
Pego o peixe do mesmo lago fecundo
Letras pátrias
Querendo respirar
E eu não conseguindo
soltá-las do meu anzol
Vejo-os como sol
Que me aquece e me nutre
Mas não me queima
me mantendo atento
À responsabilidade
Ao cuidado
Acordado ao relento
Até produzir algo
Que possa ser considerado
Magistral...

 (Niterói, em 06.02.2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário