domingo, 3 de julho de 2011

Escrever é... (1)

Depois de três anos escrevendo tudo que vivi durante meus quase quarenta e seis anos de idade resolvi dividir algumas verdades que, acho, vão ajudar a quem quiser começar a tentar escrevinhar algumas linhas, alguns fatos, alguns projetos, atos etc.

Em primeiro lugar, devemos nos lembrar que a escrita tem como objetivo conseguir registrar o jeito que falamos. Desse modo nada de ficar censurando esse ou aquele modo, não há jeito certo de escrever, assim como não há jeito correto de falar. O importante é conseguir se comunicar, isto é, ser compreendido pelo interlocutor e conseguir transmitir a ideia desejada, mantendo o interesse por aquilo que foi objeto da escrita.

Antes de começar a pensar em escrever essa série, li vários livros de como fazer uma redação e não vi nada com o enfoque que pretendo transmitir. Registro, porém, que comecei a escrever da necessidade extrema de transbordar, não sou teórico, aliás, odeio teoria, mas considero que como um pouco de calma a incessante prática permite alguma teorização.

Vamos a ela no número 2 desta série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário